LOS ANGELES, CA (BDCi News) — O antconcepcional Opill estava em debate dos consultores da Food and Drug Administration dos EUA. Eles se reuniram e votaram unanimemente na quarta-feira a favor de tornar a pílula disponível sem receita, dizendo que os benefícios superam os riscos.
In a landmark achievement for reproductive justice, a joint FDA advisory committee voted today to UNANIMOUSLY support a progestin-only birth control pill to be offered over-the-counter (OTC)! pic.twitter.com/Pk2CfPhVpG
— Free the Pill (@freethepill) May 10, 2023
Dois painéis consultivos da FDA concordaram que as pessoas usariam o antconcepcional Opill com segurança e eficácia e disseram que grupos – incluindo adolescentes e aqueles com alfabetização limitada – poderiam tomar a pílula no mesmo horário todos os dias sem a ajuda de um profissional de saúde.
Os conselheiros foram convidados a votar se as pessoas provavelmente usariam o tablet corretamente, de modo que os benefícios superassem os riscos. Dezessete votaram sim. Zero votou não ou se absteve.
Se aprovada, esta seria a primeira pílula antconcepcional disponível sem receita nos Estados Unidos.
“Isso aumentaria drasticamente a capacidade das crianças de não terem gravidezes indesejadas”, disse a conselheira Dra. Leslie Walker-Harding, da Universidade de Washington, acrescentando que “também é igualmente urgente que aqueles com alfabetização limitada possam ter a oportunidade de assumir este medicamento”.
Walker-Harding observou que o antconcepcional Opill é tão seguro quanto muitos outros medicamentos disponíveis nas prateleiras das lojas.
“O perfil de segurança é tão bom que precisaríamos tirar todos os outros medicamentos do mercado, como Benadryl, ibuprofeno, Tylenol, que causa mortes, e as pessoas podem obter qualquer quantidade sem qualquer supervisão, e isso é extremamente seguro. , muito mais seguro do que todos esses três medicamentos e o uso incorreto ainda não parece ter problemas”, disse ela.
A FDA não precisa seguir os conselhos de seus conselheiros, mas frequentemente o faz. Espera-se que tome uma decisão sobre a aprovação da pílula de venda livre neste verão.
A Opill é uma “minipílula” que usa apenas o hormônio progesterona.
A FDA tem enfrentado pressão para permitir que o Opill seja vendido sem receita por parte de legisladores e também de prestadores de serviços de saúde.
Gravidezes indesejadas são um problema de saúde pública nos EUA, onde quase metade de todas as gestações não são indesejadas e as taxas são especialmente altas entre mulheres de baixa renda, mulheres negras e aquelas que não concluíram o ensino médio.
Em março de 2022, 59 membros do Congresso escreveram uma carta ao comissário da FDA, Dr. Robert Califf, sobre a contracepção OTC.
“Esta é uma questão crítica para a saúde reprodutiva, direitos e justiça. Apesar de décadas de segurança e eficácia comprovadas, as pessoas ainda enfrentam imensas barreiras para obter controle de natalidade devido a desigualdades sistêmicas em nosso sistema de saúde”, escreveram os legisladores.
Um estudo recente mostrou que ficou mais difícil para as mulheres acessar serviços de saúde reprodutiva de forma mais ampla – como exames de rotina e controle de natalidade – nos últimos anos.
Cerca de 45% das mulheres enfrentaram pelo menos uma barreira aos serviços de saúde reprodutiva em 2021, um aumento de 10% em relação a 2017. Quase 19% relataram pelo menos três barreiras em 2021, acima dos 16% em 2017.