LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) – Na última quinta-feira (31), a vice governadora da Califórnia, Eleni Kounalakis, fez história ao se tornar a primeira mulher a aprovar um projeto de lei no estado norte-americano. Em 171 anos de história, mulheres do Estado Dourado já haviam escrito diversas propostas, mas nunca haviam assinado.
O governador Gavin Newsom saiu para uma viagem de férias com a família e a função de atuar como governadora da Califórnia foi repassada para Kounalakis.
“O governador poderia ter mudado seus planos. Mas ele é extremamente favorável a elevar as pessoas ao seu redor, particularmente aquelas de grupos sub-representados”, disse Kounalakis. “E sou muito grata a ele por ajudar a fazer isso acontecer. […] Eu realmente senti aquela sensação de história sendo feita.”
A Assembleia Legislativa aprovou na manhã de quinta-feira um projeto de lei para estender uma lei que impede que alguns inquilinos sejam despejados até o final de junho. O projeto de lei teve que ser sancionado na quinta-feira porque a antiga estava prestes a expirar e dezenas de milhares de inquilinos poderiam ter sido despejados a partir de sexta-feira.
“Sinto-me honrada em assumir o cargo de Governadora Interina hoje e fazer parte da história como a primeira mulher na Califórnia a assinar um projeto de lei. Continuo mais determinado do que nunca a garantir que, embora possa ser o primeiro a fazê-lo, certamente não serei o último.
O programa de alívio de aluguel líder nacional da Califórnia forneceu o alívio muito necessário para mais de 220.000 famílias em todo o estado. A ação de hoje fornecerá mais tempo para milhares de pessoas que estão no processo de obtenção de ajuda de emergência.”
California’s nation-leading rent relief program has provided much needed relief for more than 220,000 households across the state. Today’s action will provide additional time to thousands more who are in the process of acquiring emergency relief.
— Eleni Kounalakis (@EleniForCA) March 31, 2022
No mesmo dia, Kounalakis também assinou um projeto de lei separado relativo às eleições.
A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos e tem a fama de ser o mais progressista. No entanto, em toda a sua história, o estado nunca elegeu uma mulher para governadora – um dos 19 estados que nunca elegeram uma mulher para governadora. Para outros cargos, a Califórnia tem uma boa participação de mulheres.
Em 1992, os eleitores enviaram duas mulheres democratas ao Senado dos EUA. Dianne Feinstein ainda está servindo enquanto Barbara Boxer se aposentou em 2017 e foi substituída por Kamala Harris, que anteriormente era procuradora-geral do estado e agora é vice-presidente.
Kounalakis, ex-presidente de uma empresa de desenvolvimento imobiliário que atuou como embaixadora na Hungria sob o presidente Barack Obama, é a primeira vice-governadora da Califórnia. Ela foi eleita em 2018 e substituiu Newsom.