DALLAS, TX (BDCi) — Acaba de ser confirmado pelo CDC, Centro de Controle e Prevenção de Doenças,, o primeiro caso de Ebola nos Estados Unidos.
O paciente está em isolamento em um hospital na grande metrópoles de Dallas, no estado do Texas, Texas Health Presbyterian Hospital. Uma coletiva `a imprensa está marcada para as 17h30m, horário local.
De acordo com a nota enviada a mídia, as chances de um surto do vírus é pouco devido a tecnologia e os profissionais altamente capacitados do país.
O BDCi News trará mais informações no decorrer do dia.
Não existe tratamento nem vacina para a doença, um cenário que faz do ebola um dos mais mortais e contagioso vírus para os seres humanos. A doença se transmite por contacto direto com o sangue, secreções de órgãos ou fluidos corporais de pessoas infetadas. A incubação da doença pode levar até 21 dias e a mortalidade varia entre 25% e 90%.
Os primeiros sintomas do ebola são febre, fortes dores de cabeça, mau estar geral, dor de garganta e cansaço e, por isso pode ser confundida com uma simples gripe.
Porém, após 1 semana de desenvolvimento da doença surgem outros sintomas como:
- Manchas vermelhas no rosto;
- Bolhas de sangue na pele
- Sangramento dos olhos, nariz, boca e ânus;
- Dores fortes no peito;
- Períodos de irritabilidade;
- Falta de memória;
- Vômitos, náuseas e diarreia.
Quando existe suspeita de infecção pelo ebola, o indivíduo deve ser mantido em vigilância e a sua temperatura corporal deve ser avaliada 2 vezes por dia, durante cerca de 3 semanas. Se nesse período apresentar febre superior a 38,3 graus, deve ser internado em área de isolamento do hospital.