(BDCi) — Às vezes precisamos mudar de ares, caminhar contra o vento e, nesses momentos, fazer uma viagem de carro até alguma cidadezinha próxima faz toda a diferença. Julian fica a uma hora a leste de San Diego, é histórica por suas minas de ouro do passado e famosa por suas tortas de maçã, atualmente.
É bem pequena, com arquitetura dos anos de 1800, que faz parecer que se está entrando num cenário de filme de velho oeste. Como fica na serra (baixa, uns 1.200m acima do nível do mar), tem uma estrada de curvas bastante sinuosas e, com isso, atrai muitos motociclistas, barbudos e tatuados, que chegam em grupos em suas máquinas barulhentas, num contraste interessante à cidade. O turismo em geral é forte, pois é um lugar pitoresco com muitas lojinhas, antiquários, galerias de arte e artesanato locais, restaurantes e hotelzinhos.
Todas as estações do ano tem seu encanto em Julian. Há áreas para camping, pic-nic e trilhas para caminhadas. À noite, muitas vezes, escuta-se lobos e coyotes.
Julian é um ponto histórico oficial do estado da Califórnia, localizado entre pinheiros e carvalhos antigos, onde a brisa levanta a poeira do chão, lembrando-nos de que sempre podemos dar a volta por cima.
Texto e fotos: PATFLOR