Em um mundo que busca pela necessária sustentabilidade, a reciclagem é cada vez mais colocada em prática com os países buscando formas de implantá-la. A reciclagem consiste em reutilizar produtos, tornando-os a matéria-prima para novos itens. De acordo com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), em 2012 o Brasil reciclou 97,9% de toda a produção de latinhas de alumínio. Já de acordo com a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (ABIVIDRO), 49% da produção de vidro foi reciclada no país em 2007. Já o 9º Censo da Reciclagem de PET indica que o Brasil reciclou 58,9% de toda a produção de garrafas PET de 2012. Por sua vez, a Pesquisa Ciclosoft de 2012, feita pelo CEMPRE, indica que 766 municípios do Brasil operam processos de coleta seletiva, o que corresponde a 14% dos 5.565 municípios brasileiros.
Além de separar seu lixo para a coleta seletiva, é possível ajudar com a reciclagem no país, reutilizando artigos que você tem em casa e que não usa mais ou que iriam para o lixo, transformando-os em objetos úteis.
Leia também:
A sua casa pode ficar ainda mais bonita com a reciclagem a partir de itens que você mesma pode fazer, reformar ou reutilizar.
Faça você: Decorar e Reciclar
Você não precisa comprar itens caros de decoração e artesanato e muito menos comprar as matérias primas: olhe ao redor, improvise e descubra o que você pode utilizar para criar um novo objeto. Confira algumas ideias para decorar o seu lar:
- Você provavelmente tem algum rolo de papelão – de papel higiênico, papel toalha, papel alumínio ou similar – que iria para o lixo junto com alguma caixa de papelão, como de sapato, por exemplo. Entretanto, você pode transformá-los em porta-objeto: pinte os rolos e as caixas ou encape com papel colorido ou papeis de artesanato. A seguir, cole os rolos na base da caixa e terá um porta-objeto único e exclusivo.
- Depois de um churrasco ou reunião em família, sempre sobram garrafas de vidro, como as de cerveja. Em vez de jogá-las fora, basta pintá-las com tinta fosca para ter um lindo vaso. Você pode pintar cada uma de uma cor, fazer desenhos ou pintá-las de várias cores diferentes. Também é possível colocar luzes de natal no interior da garrafa, seja pelo bocal ou fazendo um furo no fundo da garrafa. Isso dará origem a uma luminária diferente.
- Ainda sobre flores, aposte nas artificiais. O mercado oferece diversas opções de flores artificiais lindas e que podem fazer a diferença numa mesa de jantar em uma recepção para amigos.
- Latas de refrigerante podem ser pintadas e com a tampa de cima cortada, viram belos porta-talheres, por exemplo. Já latas maiores de alumínio de produtos industrializados podem também ser pintadas e utilizadas como vasos, que podem inclusive ser pregados na parede, dando um toque natural ao ambiente.
- Uma tampa de caixa de papelão maior pode ser facilmente utilizada como bandeja. Passe uma demão de tinta na sua cor preferida e, se tiver, uma camada de verniz. Você pode utilizar no seu quarto para colocar seus perfumes ou na sala, como objeto decorativo.
- As garrafas de plástico PET estão em todos os lugares, além de serem baratas. Assim, você pode fazer o seu próprio porta-níquel ou porta-batom utilizando dois fundos de garrafa PET unidos por um zíper. Se preferir, pode pintar ou encapar com contact colorido ou estampado.
- Quer um novo porta-chave perto da parede da sua porta? Você pode conseguir um facilmente usando uma bolinha de tênis. Para isso, corte metade da circunferência da bolinha e faça um furo atrás. Insira uma ventosa no furo e passe cola, pregando-a na parede. Você pode decorar a bolinha com olhos e parecerá que é a boca que está segurando suas chaves.
- Se você fez uma reforma recentemente, provavelmente tem alguma sobra do material de construção. Você pode reaproveitar os azulejos transformando-os em quadros, bastando emoldurar cada peça de azulejo. Com molduras diferentes, você terá uma composição única e divertida de quadros.
- Uma junção de cano de PVC grosso pode se tornar uma decoração divertida e útil na sua casa: para isso, basta pregar a junção na sua parede, com a parte do cano virada para cima. Dessa forma, você pode usar para pendurar casacos, guarda-chuvas e também para colocar óculos e outros objetos na parte de dentro. Para ficar mais bonito, pinte com alguma cor alegre e vibrante e que combine com o ambiente.
- O bulbo de uma lâmpada queimada pode ser utilizado para armazenar condimentos, como sal e pimenta, além de azeite. Para isso, retire o filamento de dentro do bulbo, lave e higienize. Você pode manter a base metálica da lâmpada, assim como pode trocar por rolhas, por exemplo.
Dessa forma, tudo o que você precisa é deixar a sua criatividade e sua vontade de economizar e reutilizar rolarem soltas. Você pode comprar uma caneta de escrever em louças ou tinta específica e personalizar pratos, copos e canecas. Além disso, não se esqueça de que antes de comprar um móvel novo, é possível reformá-lo, pintando-o ou dando um novo uso para ele, o que te economiza dinheiro e ainda ajuda o meio ambiente.
Há muitos sites especializados onde você pode pegar ideias, além de poder comprar itens em cooperativas de artesanato baseadas na reciclagem. Portanto, inspire-se e mãos à obra.