FacebookTwitterlinkedinPinterestGoogle+RedditMixTumblr
LOS ANGELES, CA (BDCi News) — O Conselho da Cidade de Los Angeles votou por 8 a 4 na terça-feira para aprovar a doação de um cão chamado robô para uso do Departamento de Polícia de Los Angeles após mais de uma hora de comentários públicos contra o dispositivo e críticas de um membro do conselho.
O conselho decidiu aceitar a doação com uma emenda apresentada pela vereadora Katy Yaroslavsky para garantir que o LAPD forneça relatórios trimestrais sobre a implantação do dispositivo, os resultados da implantação e quaisquer questões relacionadas ao uso dele.
It’s a four-legged robotic crimefighter that goes places other police robots can’t. Now, the L.A. City Council approves the LAPD’s first robot dog, but activists say it’s a bad idea that could harm Black and Latino communities. Tonight at 11 from ABC7 https://t.co/LC57SqTf2W pic.twitter.com/oNEzVWnXPb
— ABC7 Eyewitness News (@ABC7) May 24, 2023
Além disso, o conselho irá “monitorar de perto” o veículo terrestre não tripulado quádruplo de $ 277.917 e, finalmente, modificar a política de implantação ou suspender o uso do dispositivo a qualquer momento.
“Assim como acontece com o uso de qualquer nova tecnologia usada no policiamento, é importante que a Câmara Municipal tenha uma supervisão adequada e a capacidade de modificar ou metade do programa se as circunstâncias o justificarem”, disse Yaroslavsky.
O dispositivo, construído pela Boston Dynamics, foi oferecido como uma doação à Divisão Metropolitana do LAPD pela Fundação da Polícia de Los Angeles.
Os membros do conselho Heather Hutt, Curren Price, Nithya Raman e Hugo Soto-Martinez votaram contra a doação. Os membros do conselho Eunisses Hernandez e Marqueece Harris-Dawson estiveram ausentes da reunião do Conselho Municipal de terça-feira.
A maioria do público, que falou durante o comentário público, instou o conselho a recusar a doação, afirmando que ela seria usada apenas para criminalizar e prejudicar ainda mais as comunidades negra e latina da cidade.
“Esta é a terceira vez que isso está na agenda e, com sorte, vocês tomarão a decisão certa de deixar esta ser a última vez e eliminá-la”, disse Emerald Johnson, que se manifestou contra o robô.
“Nós, seus eleitores, não queremos o cachorro robô. Não é apenas uma doação, e isso nos custará muito mais a longo prazo.”
Brendan Schulman, vice-presidente de política e governo da Boston Dynamics, e David Kowlaski, vice-chefe do LAPD, se apresentaram para responder às perguntas de Soto-Martinez.
Soto-Martinez refutou que “simplesmente não é verdade”, já que os dispositivos desarmados do LAPD foram implantados com mais frequência em Hollywood e South Central em comparação com alguns dos bairros e comunidades mais ricos de LA.
Kowlaski assegurou ao conselho que o LAPD tem “situações claramente definidas para uso com um processo de aprovação estrito”.
Os representantes do LAPD garantiram anteriormente que o dispositivo seria usado apenas em situações da SWAT, materiais perigosos ou operações de busca e resgate. A polícia também insistiu que o robô nunca será equipado com qualquer tipo de arma ou tecnologia de reconhecimento facial, nem será usado em qualquer tipo de operação de patrulha.