Você fica nervosa, preocupa-se com tudo, quer fazer logo o que aparece na frente ou sente medo de que algo não dê certo. Esse conjunto de sensações tem nome: ansiedade.
Num grau controlável, é encarada como um sinal de alerta que deixa o corpo em estado de atenção para lidar com situações de perigo. Mas, quando passa o limite e compromete o bem-estar, levando ao estresse e ao surgimento de outros problemas psicológicos, é tida como doença. A origem do transtorno de ansiedade nem sempre é conhecida, o que piora ainda mais a angústia de quem sofre disso.
Sofrendo com ansiedade
Fobias e TOC
Em graus elevados, a ansiedade pode evoluir para outros transtornos, como:
· Pânico: a pessoa entra num estado de pavor que provoca tremores, palpitações, tontura e medo de morrer. · Fobia social: medo constante de situações sociais como reuniões e até festas.
· TOC: pensamentos persistentes e manias, como ter certeza de que as mãos estão limpas ou organizar os talheres da gaveta todos os dias.
Quilinhos extras
A ansiedade afeta diretamente os ponteiros da balança. É que as emoções disparam um desejo incontrolável de atacar a geladeira e comer tudo o que estiver pela frente, principalmente alimentos hipercalóricos, ricos em carboidratos e açúcar. Essas guloseimas agem como calmantes, atuando no nível de serotonina, uma substância que estimula a sensação de bem-estar.
Freio geral
É como se a vida parasse. A pessoa ansiosa acha que é incapaz de fazer tarefas cotidianas, prefere se esquivar das responsabilidades e, aos poucos, deixa os compromissos sociais de lado.
Sintomas
A ansiedade está na cabeça, mas o corpo também reage a ela, por meio de:
· Dores abdominais · Diarreia e náusea · Mãos frias · Vertigem · Boca seca · Tensão muscular · Respiração acelerada · Tremores
· Inquietação
Cuidados com a alimentação
O que pode:
· Salmão, atum · Banana, manga, acerola, limão
· Arroz integral, cereais
O que não pode:
• Café e refrigerantes • Bebidas alcoólicas
• Carboidratos refinados
Tratamento
Psicoterapia: o melhor caminho
Quando as crises começam a atrapalhar a vida e a saúde da pessoa é o momento de procurar ajuda médica. A psicoterapia é o tratamento mais indicado para o transtorno de ansiedade. Em casos severos, também são receitados medicamentos.