LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Robert Toru Kiyosaki é um empresário e autor americano. Nascido no Havaí em 8 de abril de 1947, Kiyosaki é o fundador da Rich Global LLC e da Rich Dad Company, uma empresa privada de educação financeira que fornece finanças pessoais e educação empresarial para pessoas por meio de livros e vídeos. As principais receitas da empresa vêm dos franqueados dos seminários Pai Rico que são conduzidos por indivíduos independentes usando a marca Kiyosaki mediante uma taxa. Ele também é o criador de um jogo de tabuleiro chamado “Cashflow” e jogos de computador para educar adultos e crianças sobre negócios e conceitos financeiros.
O começo do Pai Rico
Os seminários de Kiyosaki nos Estados Unidos e Canadá são conduzidos em colaboração com uma empresa chamada Whitney Information Network e são contratados por empresas locais como franqueados em outros países. No entanto, alguns participantes processaram Kiyosaki por alegações de que seus seminários de alto preço não entregaram nada de especial.
Kiyosaki é autor de mais de 26 livros, incluindo a série internacional de livros de finanças pessoais Pai Rico, Pai Pobre, que foi traduzida para 51 idiomas e vendeu mais de 41 milhões de cópias em todo o mundo. Ele tem sido criticado por defender práticas de legalidade discutível, como a filosofia de “enriquecimento rápido”. Kiyosaki é objeto de uma ação coletiva movida por pessoas que participaram de seus seminários e foi objeto de dois documentários investigativos da CBC Canada e WTAE USA.
A Formula do Fluxo de Caixa do Pai Rico
Segue abaixo a explicação de Robert sobre seu método:
“Em 1994 estávamos financeiramente livres. Kim tinha 37 anos. Eu tinha 47. A maioria das pessoas achava que tínhamos ganhado milhões de dólares para nos “aposentar”. Esse não foi o caso. Em vez disso, seguimos o que meu pai rico me ensinou sobre dinheiro e investimentos. E as três palavras-chave são Fluxo de Caixa.
Nossa fórmula era simples: ter mais dinheiro entrando todos os meses de nossos investimentos do que estava saindo em despesas. Em 1994, tínhamos apenas US$ 10.000 por mês em fluxo de caixa vindo todo mês, principalmente do aluguel dos nossos imóveis e US$ 3.000 por mês saindo em despesas. A essa altura, graças aos princípios do Pai Rico, estávamos financeiramente livres.
Foi nesse momento que nos perguntamos: O que realmente queremos fazer com nossas vidas?
Acreditamos que o propósito de um negócio é resolver problemas. O problema que nos propusemos a resolver era que havia pouca ou nenhuma educação financeira sendo ensinada no sistema escolar mundial. Por isso, assumimos a tarefa de fornecer educação financeira real para pessoas de todo o mundo. Queríamos que fosse simples, para que até uma criança de 9 anos pudesse entender. Eu tinha 9 anos quando meu pai rico começou a me ensinar.”
Tudo começou com um jogo de tabuleiro
Robert explica abaixo como começou seus ensinamentos:
“Como éramos financeiramente livres desde cedo, todos nos perguntavam como fizemos isso. Por isso, pensamos que esta poderia ser uma ótima oportunidade para compartilhar os princípios do Pai Rico que nos levaram a este ponto. Nosso objetivo era ensinar o que fizemos de uma maneira que fosse acessível a todos. Por isso criamos um jogo de tabuleiro em 1996 chamado Cashflow. Esse jogo ensina, de forma divertida, exatamente o que fizemos para sair da “corrida dos ratos” e alcançamos a liberdade financeira.
À medida que o jogo se tornava conhecido, decidimos que precisávamos de um folheto para comercializar o jogo. Comecei a escrever e escrever… e escrever… Esse folheto se tornou a base do nosso maior livro.
Publicamos por conta própria Pai Rico, Pai Pobre em abril de 1997. O livro esteve nas listas de melhores vendidos do Wall Street Journal, do New York Times e da Businessweek por anos. Em 2000, Oprah me ligou e eu apareci no programa dela. Esse show e o livro ficaram mundialmente conhecidos em um instante. Hoje, Pai Rico, Pai Pobre tornou-se o livro de finanças pessoais mais vendido de todos os tempos.”
Kim Kiyosaki
Quando Kim (Meyer) Kiyosaki deixou sua casa em Oregon e se mudou para o Havaí para cursar a faculdade, ela não tinha ideia de que sua mudança para as ilhas transformaria sua vida em todos os sentidos. Como muitos calouros da faculdade, ela planejava ir para a escola, se formar, conseguir um emprego, trabalhar e começar a escalada constante até o topo de alguma cadeia corporativa. Esse era o caminho que ela havia aprendido.
Kim queria seu próprio negócio, mas ela não cresceu em torno de empresários. Em 1984 Kim conheceu seu futuro marido, Robert Kiyosaki. Ele e seus amigos eram todos empresários em vários negócios. Todos eles a encorajaram e apoiaram a se tornar uma empreendedora. Ela montou seu primeiro negócio naquele ano. A partir daí, ela e Robert construíram vários negócios, sendo o mais conhecido e bem-sucedido a The Rich Dad Company.
Kim lançou o livro Rich Woman em 2006, uma progressão natural de Pai Rico. Como Kim diz, “A maioria das mulheres desde cedo foram ensinadas a depender de outra pessoa para seu bem-estar financeiro, seja marido/parceiro, membro da família ou governo. Muitas vezes, o resultado é um desastre financeiro, devido ao divórcio, morte de um cônjuge ou má gestão do dinheiro ”. Rich Woman é um alerta para as mulheres começarem a cuidar de si mesmas financeiramente.
Em 2004, o New York Times escreveu uma matéria sobre o jogo de tabuleiro Cashflow. Enquanto faziam a pesquisa, ligaram e perguntaram: “Você sabe que tem um clube do Cashflow em Nova York?”. Clube de que?.. perguntamos.
À medida que nos aprofundamos, descobrimos mais de 3.500 clubes do Cashflow em todo o mundo. São grupos e organizações de pessoas que se reúnem regularmente para jogar o jogo. Quando soubemos disso, ficamos em êxtase porque o jogo estava fazendo o que foi originalmente projetado para fazer; permitir que as pessoas ensinem aos outros os princípios e estratégias para melhorar suas vidas financeiras.
Conclusão
Robert Kiyosaki tem um pensamento totalmente contrario ao de Dave Ramsey ( se você não sabe quem é Dave, clique aqui ).
Enquanto Dave considera as dívidas um atraso para o seu desenvolvimento financeiro, Robert considera um atalho. Nao estou aqui para julgar ou te influenciar com um dos dois pensamentos. Meu objetivo é trazer informação para você tomar suas decisões.
Eu por exemplo, encontrei um equilíbrio entre os dois pensamentos e você? Prefere a paz de não ter dívidas ou usa-las como uma catapulta para você chegar mais rápido na liberdade financeira?
Semana que vem, vamos dar uma pausa nas personalidades de finanças e vamos falar sobre um tópico que tem chamado muita atenção no mundo, a inflação. Até lá, fique com esse video sobre o livro Pai Rico Pai Pobre.
Fonte:
https://www.richdad.com