RIO DE JANEIRO, BRA. (BDCi) — Enquanto o Brasil comemorava o feriado nacional da Independência do país, as Forças Armadas estavam engajadas na tentativa de recuperar o controle do tráfico de drogas de uma das maiores favelas do Brasil, o Complexo do Alemão.
Dezenas de traficantes abriram fogo terça-feira contra os soldados que patrulhavam a favela numa tentativa de recuperar o controle do local, segundo informações dos oficiais.
Como reforço na segurança, foram enviados ao local, nesta quarta-feira, centenas de soldados e blindados da Marinha, assim como agentes da Polícia Militar, que ocupam o complexo de favelas de forma permanente desde o ano passado. A decisão de reforçar a presença da polícia foi tomada depois que, pela terceira noite consecutiva, a Polícia trocou tiros com grupos de traficantes.
A área foi considerada durante décadas como a principal fortaleza do narcotráfico no Rio, até que em novembro do ano passado uma força composta por quase dois mil soldados do Exército, da Marinha e da Polícia expulsou os traficantes.
Apesar da operação ter sido considerada um “sucesso” pelas autoridades, aparentemente o tráfico de drogas não foi totalmente expulso . Agora, o maior desafio é expulsar os traficantes do local e manter a polícia comunitária permanente para pacificar as favelas dominadas pelo crime.
As autoridades brasileiras estão se esforçando para garantir a segurança no Rio, antes da cidade hospedar o final da Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Por: Adrianna Lobo Edição: Ana Paula Silvani Fonte: AP & O Globo 8 de Setembro, 2001
10:47 a.m. PDT