LOS ANGELES, CA (BDCi) — O primeiro dia útil do ano começou com longas filas para milhares de indocumentados na Califórnia que buscam realizar o sonho de dirigir sem medo de ser preso pela polícia.
A Califórnia é o décimo estado a liberar a carteira de motorista para imigrantes ilegais. O qual tem o maior número de imigrantes indocumentados no país. O governo estima que mais de um milhão de moradores poderão tirar suas carteiras de motorista.
“As pessoas indocumentadas não ficarão mais nas sombras”, disse o Governado do estado Jerry Brown. “Eles estão presentes e serão respeitados no estado da Califórnia.” acrescentou.
Em uma coletiva a imprensa, o governador disse que a lei proíbe que as informações obtidas para a concessão das carteiras sejam usadas em qualquer tipo de investigação ou prisão baseada na condição imigratória do portador.
Dirigindo na Califórnia
A lei requer que o motorista prove que é residente legal do estado, apresentando um comprovante de residência, ou contas de luz ou gás em seu nome. O DMV também exige a apresentação de um documento de identidade como o passaporte ou a identidade de país de origem.
Além da apresentação dos documentos necessários, o imigrante deve passar nos exames de vista, no teste escrito de conhecimentos e no teste de habilidade prática ao volante e pagar uma taxa de U$33 para a aquisição da carteira de motorista.