RIO DE JANEIRO, BRA. (BDCi) – A taxa de desemprego no Brasil registrou em junho a menor taxa desde 2002. A maior economia da América Latina sacode esforços das políticas do país na luta pelo crescimento econômico e controle da inflação.
A taxa caiu para 6,2 por cento em junho, comparado a 6,4 por cento registrado em maio, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No ano passado, a taxa de desemprego do Brasil marcou uma série de recordes baixos. Num ano de forte aquecimento da economia, a taxa média de desemprego foi de 6,7 por cento, a mais baixa da série.
As taxas de desemprego baixas ajudaram a aumentar salários, especialmente aqueles de trabalhadores com níveis mais elevados de educação e habilidades técnicas.
De acordo com o IBGE, 1,5 milhão de pessoas estavam desempregadas no mês de junho, este número ficou estável em relação ao mês anterior.
A economia brasileira criou mais de 200.000 postos de trabalho com carteira assinada em junho, informou o Ministério do Trabalho nesta terça-feira (19).
By: Adrianna Lobo Source: Reuters July 19, 2011
1:44 p.m. PDT