BOSTON (BDCi) — A Biblioteca e Museu Presidencial John F. Kennedy de Boston colocou à disposição do público 45 horas de gravações que a Casa Branca realizou nos últimos três meses de seu governo.
Durante a administração de JFK foram registradas mais de 248 horas de reuniões e 12 horas de conversas telefônicas com um sistema chamado Dictabelt, que continua sendo um segredo cuidadosamente guardado.
“A biblioteca esteve revisando e abrindo estas fitas secretas desde 1993”, disse Tom Putnam, diretor da Biblioteca. As fitas abrangem temas importantes, eventos e momentos históricos como uma discussão com o então ministro de Relações Exteriores russo, Andrei Gromyko ou a última gravação de 20 de novembro de 1963, dois dias antes de Kennedy ser assassinado em Dallas, Texas.
Durante uma reunião em 10 de setembro de 1963, relativa ao conflito no Vietnã, Kennedy expressou sua frustração com os relatórios contraditórios de militares e diplomatas e reclamou: “Vocês dois foram ao mesmo país?”. Outro registro mostra Kennedy preocupado por sua imagem entre os democratas. “O que podemos fazer para que eles decidam que querem votar em nós? O que é que temos que vender?”, perguntou enquanto preparava sua campanha presidencial de 1964.
“A publicação das gravações finais pode ser um marco amargo, mas esperamos que o público aprecie a oportunidade de escutar estas importantes discussões em primeira mão. As gravações presidenciais são um tesouro histórico. Não há caminho melhor para apresentar os fatos que escutar dos próprios protagonistas, disse Maura Porter, supervisora da divulgação das fitas
David Coleman, que dirige o Programa de Gravações Presidenciais, explicou que a publicação destes arquivos é significativa porque Kennedy optou por gravar momentos concretos e importantes. “Kennedy não gravou fitas tão sistematicamente como os presidentes Johnson ou Nixon. Mas o que gravou eram quase sempre conversas importantes. O que temos é uma rica coleção incomum de decisões que foram tomadas em tempo real”, concluiu.
Por: Josi Chevalier Fonte: EFE Foto: newsinus.com 24 de Janeiro de 2012
8:55 pm PT