LOS ANGELES, CA (BDCi News) — O condado de San Diego está programado para realizar sua primeira aplicação de larvicida aéreo de rotina do ano na próxima semana em até 51 cursos d’água locais para ajudar a impedir que os mosquitos espalhem doenças potencialmente como o vírus do Nilo Ocidental.
The Vector Control Program will conduct its first routine aerial mosquito larvicide application on Wednesday, April 26, to reduce mosquito breeding and decrease the risk of West Nile virus (WNV) transmission. Learn more at https://t.co/Lgrz5BYgdq. pic.twitter.com/8ld4iFjqLx
— County of San Diego Vector Control Program (@SDFighttheBite) April 24, 2023
As autoridades do condado disseram que lançamentos de larvicidas por helicóptero serão feitos na quarta-feira e na quinta-feira, se necessário, para cobrir quase 1.300 acres de áreas de reprodução de mosquitos de difícil acesso.
O Condado começou a usar helicópteros para lançar larvicidas sólidos e granulares em áreas de difícil acesso de água parada em rios, córregos, lagoas e outros cursos de água onde os mosquitos podem se reproduzir no início dos anos 2000, após a chegada do vírus do Nilo Ocidental. O condado realiza as gotas aéreas de larvicidas aproximadamente uma vez por mês, de abril a outubro.
O larvicida não faz mal a pessoas ou animais de estimação, mas mata as larvas do mosquito antes que elas se transformem em mosquitos picadores.
O vírus do Nilo Ocidental é principalmente uma doença de aves. No entanto, os mosquitos podem transmitir o vírus potencialmente mortal para as pessoas, alimentando-se de pássaros infectados e picando as pessoas.
O efeito do vírus do Nilo Ocidental tem sido relativamente leve no condado de San Diego nos últimos anos. Três ou menos pessoas testaram positivo anualmente desde 2017. Mas ainda pode ser perigoso e as pessoas devem evitar os mosquitos. Não houve detecção de vírus do Nilo Ocidental até o momento no condado de San Diego este ano , nem em piscinas de mosquitos, animais ou pessoas.
As gotas larvicidas são apenas uma parte da Estratégia de Gestão Integrada de Vetores do Controle de Vetores . O County Vector Control também monitora mais de 1.600 áreas potenciais de reprodução de mosquitos a cada ano e aplica larvicida por meio de uma variedade de estratégias – lançamentos aéreos, barcos, caminhões e equipes manuais. Também distribui peixes comedores de mosquitos gratuitamente ao público, rastreia e trata piscinas negligenciadas, testa aves mortas para o vírus do Nilo Ocidental e monitora populações de mosquitos em busca de possíveis doenças transmitidas por mosquitos.