Site icon Califórnia – BDCi News – Califórnia

Barco que pode ter saído do Japão após tsunami é encontrado nos EUA

Do G1

As autoridades do estado de Washington, na Costa Oeste dos Estados Unidos, estão investigando se um pequeno barco encontrado no litoral da cidade de Ocean Shores, na segunda-feira (28), chegou ao local cruzando o Oceano Pacífico após o tsunami que atingiu o Japão em março de 2011.

O barco foi recolhido e será testado para saber se não carrega espécies invasivas ao ecossistema local.

Uma grande quantidade de objetos de todo tipo chegou à Costa Oeste dos EUA após ter sido arrastada pelo tsunami e atravessar o Pacífico. Muitos itens também foram encontrados no Alasca.

No Canadá, dezenas de voluntários estão sendo organizados para recolher os destroços da tragédia que ainda estão chegando às praias a mais de 6 mil quilômetros de distância.

Segundo especialistas, até 1,5 milhão de toneladas de uma ampla variedade de detritos – de restos de construções a veículos danificados, lixo doméstico e industrial – foram varridos pelas ondas gigantes que atingiram a costa do Japão em 2011 e devem chegar mais cedo ou mais tarde às praias da América do Norte.

Um dos maiores receios dos canadenses é que, em meio a esses escombros, a costa do país também receba substâncias químicas e tóxicas – uma vez que muitas das áreas atingidas pela tragédia concentravam indústrias.

Por isso, um comitê nacional foi organizado pelo governo canadense para avaliar como o país deve lidar com o problema dos escombros japoneses em suas praias.

“Muitas áreas industriais foram atingidas (pelo tsunami), então estamos preocupados com a chegada de produtos químicos e contêineres com material tóxico”, disse Renee Wissink, um dos integrantes desse comitê, à repórter Brandy Yanchy, da BBC.

Entre os artigos trazidos pelo mar estão uma bola de futebol, capacetes de operários e uma moto Harley Davidson com placa japonesa – encontrada em uma praia em British Columbia e que agora está em exposição em um museu.

O biólogo e artista plástico canadense Peter Clarkson está colecionando os objetos que recolhe nas zonas costeiras do país e transformando os destroços em arte.

Segundo ele, a ideia é incorporar tais peças de arte em um pequeno “jardim japonês”, no qual os visitantes poderiam refletir sobre a tragédia ocorrida no país.

Exit mobile version