LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Um homem de San Diego morreu recentemente devido a um caso de fasceíte necrosante, ou bactéria carnívora, que contraiu depois de entrar em um lago com um ferimento no braço.
Jeff Bova perseguiu seu cachorro em uma lagoa causada pela chuva criada três semanas atrás e acabou sendo contaminado com a bactéria comedora de carne.
De acordo com a NBC7 San Diego, afiliada da NBC , as fortes chuvas nos últimos meses criaram novas lagoas de água parada ao redor da área de San Diego. Especialistas estão alertando os moradores locais para terem cuidado e evitar essas lagoas, especialmente se tiverem cortes abertos em seu corpo, por causa das bactérias mortais que podem estar à espreita – como o tipo que matou Jeff Bova, de East County, San Diego.
“Ele colocou um pouco de água em uma ferida aberta e isso causou a infecção”, disse a mãe de Jeff, Susan McIntyre. Começou como uma pequena mancha vermelha no braço de Bova, ela disse, mas a infecção rapidamente inchou e piorou. “Foi simplesmente desagradável”, disse ela.
No entanto, Bova não gostou de ir ao médico e, em vez disso, tentou se curar, disse McIntyre – mas a infecção só piorou.
Uma vez que a dor se tornou insuportável, Bova finalmente foi para o hospital, mas já era tarde demais. Ele morreu apenas dois dias depois. “Tudo aconteceu tão rápido”, disse McIntyre.
Quando Bova entrou na lagoa, ele contraiu a bactéria carnívora. Esta infecção bacteriana rara, mas grave, afeta cerca de 700 a 1.500 pessoas todos os anos nos Estados Unidos, informou o TODAY.com anteriormente .
Uma variedade de bactérias pode causar fasceíte necrosante. As bactérias estreptococos do grupo A são a causa mais comum, mas as bactérias que vivem na água, incluindo Vibrio vulnificus, também podem causar doenças carnívoras, de acordo com o CDC .
A Dra. Shweta Warner, especialista em doenças infecciosas, disse que a fasciíte necrosante não é contagiosa, mas é rara e séria. Ele mata 20% das pessoas que infecta, disse ela.
McIntyre e Warner têm a mesma mensagem: se você notar uma ferida que fica vermelha ou incha, verifique-a imediatamente. A fasciíte necrotizante se espalha em poucas horas.
A fasciíte necrosante também pode causar infecções de pele em animais de estimação. Warner recomenda manter as feridas de seus animais de estimação cobertas.
De acordo com o CDC, estes são possíveis sintomas de fasciíte necrotizante:
- uma área vermelha ou inchada da pele que se espalha rapidamente
- dor forte
- febre
- tontura
- mudanças na cor da pele
- uma ou mais manchas pretas na pele
- úlceras ou bolhas na pele
Saiba mais na página consultiva do CDC aqui .