A 21 dias da abertura da Copa do Mundo, o Palácio do Planalto prevê a vinda de, ao menos, três autoridades estrangeiras ao país para acompanhar jogos do Mundial da Fifa. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, estão confirmadas as presenças no evento esportivo da chanceler alemã Angela Merkel, do primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos, e do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
A estreia da Copa ocorrerá no dia 12 de junho, com a partida entre Brasil e Croácia, no estádio Itaquerão, em São Paulo. A presidente Dilma Rousseff vai prestigiar a cerimônia de abertura e o primeiro jogo da Seleção no Mundial.
De acordo com a assessoria do Planalto, Angela Merkel e Pedro Passos irão assistir à partida entre Alemanha e Portugal, no dia 16 de junho, no estádio da Fonte Nova, em Salvador (BA). A presidente brasileira também irá prestigiar a estreia das duas seleções europeias no Mundial.
Dilma pretende aproveitar a presença dos colegas europeus no Brasil para realizar encontros bilaterais. No entanto, as eventuais agendas com a chanceler alemã e com o primeiro-ministro português ainda não estão confirmadas.
Também em 16 de junho, o vice-presidente norte-americano irá acompanhar o primeiro jogo dos EUA na Copa, contra a seleção de Gana, na Arena das Dunas, em Natal (RN). No dia seguinte, Biden se reunirá com presidente da República, em Brasília.
Brics
O Palácio do Planalto informou ao G1 que Dilma Rousseff convidou os chefes de Estado dos demais países que integram o bloco dos Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul) a assistirem a final da Copa, no estádio do Maracanã, no Rio. Nos dias 15 e 16 de julho, os representantes dos Brics estarão no Brasil para participar de reunião do bloco, em Fortaleza (CE).
Conforme a Presidência, até o momento, nenhuma autoridade do bloco de países em desenvolvimento confirmou presença no jogo. Dilma, contudo, irá acompanhar a cerimônia de encerramento e a partida final da Copa, no Maracanã, informou a assessoria do Planalto.
Fonte: G1