LOS ANGELES, CA (BDCi News) — As luzes do norte ou aurora boreal, são mais comumente exibidas nos confins do mundo, uma tempestade geomagnética tornou o fenômeno visível tão ao sul do Alabama, assim comoa o norte da Califórnia, no mês de Março.
A aurora boreal, também conhecida como “luzes do norte”, é um fenômeno natural que ocorre no céu noturno das regiões polares do planeta, especialmente no hemisfério norte. É um espetáculo luminoso e colorido que resulta da interação entre partículas carregadas do sol e da atmosfera da Terra.
Basicamente, a aurora boreal é formada quando o vento solar, composto por partículas energéticas carregadas, atinge a magnetosfera da Terra, que é a região ao redor do planeta onde o campo magnético é dominante. As partículas solares interagem com o campo magnético terrestre e, em seguida, são direcionadas para as regiões polares, onde colidem com as emissões de ar da atmosfera.
Essas colisões liberam energia, que é visível na forma de luzes coloridas no céu. A cor das luzes depende do tipo de molécula de ar com que as partículas solares colidem. Por exemplo, as colisões com emissão de oxigênio resultam em luzes verdes e vermelhas, enquanto as colisões com pilotos voam azuis e roxas.
A aurora boreal é um espetáculo fascinante e impressionante, e muitas pessoas viajam para as regiões polares para vê-la pessoalmente. No entanto, é importante lembrar que as condições climáticas e solares alcançaram a visibilidade da aurora boreal, e não há garantia de que ela será visível em qualquer noite específica.
A severe (G4) geomagnetic storm alert in effect. Northern Lights (Aurora) may be seen tonight as far south as Alabama and Northern California. For more information go to https://t.co/zdX7CLBfvS pic.twitter.com/T0CALDz4VW
— NWS Sacramento (@NWSSacramento) March 24, 2023
A KCRA postou imagens da aurora boreal perto do Monte Shasta capturadas por uma câmera PG&E em Girard Ridge, e Williams confirmou que as listras brilhantes se movendo na direção oposta das nuvens eram as luzes do norte.
“Eles estariam acima das nuvens”, disse ele. “Se você olhar para o movimento, ele está se movendo na direção oposta das nuvens. O fato de estar em arcos e loops e ser brilhante me diz que algo está acontecendo de natureza elétrica.”