Site icon Califórnia – BDCi News – Califórnia

Aprenda a dizer não!

design-sem-nome-24

querer agradar a todos corre o risco de não agradar a si mesma

Quão pesado é dizer “não”?

Quanto custa negar-nos aos outros, não os satisfazer, não nos colocar no mesmo padrão que eles e simplesmente dizer e fazer o que eles propõem?

Às vezes pode pesar muito e dizer não pode se tornar, para alguns, muito difícil.

Mas o que significa dizer não? Significa dizer ao outro que você tem um pensamento diferente do seu, desejos que diferem, vontades que não combinam, necessidades que não são idênticas. Significa descobrir que não somos muito parecidos.

Traindo a necessidade de se encontrar entre iguais, de sentir-se compreendido e compreendido, aceito e em harmonia, em aliança e acordo. Traindo o desejo de poder se unir e navegar na mesma direção em perfeita harmonia.

Quando dizemos “Não”, estamos tão conscientes dos nossos pensamentos que percebemos que não são idênticos aos do outro e tanto que somos capazes de lhes dar voz e tentar afirmá-los.

Mas então por que surgem sentimentos de culpa? Eles são um para o outro ou são para nós mesmos?

É um sentimento de culpa que vem de trair nossas próprias expectativas de um acordo. Não podemos fugir dos desejos do outro porque isso significa declarar abertamente que estamos colocando os nossos em primeiro lugar.

Significa nos legitimar para ter uma voz que importa e não segue o exemplo, lembrando que pode haver pontos de vista muito diferentes no mundo.

E mais ainda significa que precisamos sim aceitar que o outro pode não gostar do seu não, mas ele não irá te abandonar ou te rejeitar por isso. Somos adultos e esse medo infantil de querermos agradar a todos senão seremos abandonados vem da nossa infância. Do nosso traço de personalidade que nos coloca com medo de sermos “abandonados ou rejeitados” se não fizermos tudo para agradarmos o outro.

Então, como combater os sentimentos de culpa? Começando a acreditar que nossa mente é importante, que nossa voz tem direito de ser ouvida, que não precisa ir atrás do que os outros querem para poder ser aceita.

Porque somos nós, com nossas ideias e nossas necessidades, que devemos atender o outro pelo que somos, e que devemos ser aceitos pelo que trazemos. Justamente por suas características e sua personalidade é que as pessoas deverão ou não gostar de você. tentar fazer tudo para agradar outros é esquecer de você e não ter suas próprias vontade e gostos. Estamos aqui para aprendermos uns com os outros.

Pensa comigo: se todos estivéssemos aqui só para agradar um número de pessoas não teríamos diversidade de comida, de música de lugares diferentes e de tantas experiências incríveis! O mundo seria monótono e cinzento.

Seja você, crie coragem de dizer NÃO A OUTROS E SIM PRA VOCÊ.

Exit mobile version