LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Dois projetos de lei da Assembleia da Califórnia tornariam obrigatório o ensino de alfabetização midiática em sala de aula.
O deputado Marc Berman, de Menlo Park, quer tornar obrigatório o ensino da alfabetização midiática nas escolas da Califórnia. Texas, Nova Jersey e Delaware já o fazem.
2 CA bills aim to make teaching social media literacy mandatory for K-12 students https://t.co/y81rI0m5Bc
— ABC7 Eyewitness News (@ABC7) June 6, 2023
A ideia é que os alunos saibam quais histórias são falsas nas redes sociais. Uma pesquisa de 2020 conduzida pela Common Sense Media descobriu que muitos não conseguem perceber a diferença.
Há denúncias de que as escolas têm lidado com os efeitos das notícias falsas, do cyberbullying e do discurso de ódio nas redes sociais.
Em março passado, o Departamento de Educação de San Mateo entrou com uma ação no tribunal federal contra plataformas de mídia como YouTube, Snapchat e TikTok, para tentar forçá-las a abordar e reverter os danos causados aos alunos.
Outro projeto de lei da assembléia, patrocinado por Jesse Gabriel, também pesquisaria as escolas sobre como elas ensinam alfabetização midiática, se é que o fazem. Seu projeto de lei sempre busca a opinião de professores, especialistas em tecnologia e pesquisadores.
O projeto de lei de Berman, que é AB 873, foi aprovado na assembléia, agora está no Comitê de Educação do Senado. O objetivo é ensinar alfabetização em mídia social nas escolas a partir de 2025.