LOS ANGELES, CA (BDCi) –Depois de nove dias de diversão, filmes e trocas de experiências culturais, o Festival Internacional de Cinema Latino terminou com uma belíssima noite de gala, na última segunda-feira.
A cerimônia de encerramento anunciou os vencedores das várias categorias premiadas e também fez a apresentação especial e inédita do filme “Cowboys & Aliens,” dirigido por Jon Favreau, co-escrito e co-produzido por Roberto Orci. O filme foi apresentado por Orci e pela atriz Ana de la Requera.
No discurso, Roberto Orci disse que “em Hollywood, nós latinos, somos os que mais vão ao cinema, somos os líderes em compras de ingressos e impulsionamos a indústria cinematográfica. Tenha orgulho de ser latino.”
Um total de 76 filmes provenientes de 14 países (incluindo o Brasil) foram mostrados no festival.
Os vencedores foram:
– “Post Mortem” por Pablo Larraín – Prêmio Rita de Melhor Filme – “Nostalgia de la luz” (Nostalgia da luz) por Patricio Guzmán– Melhor Documentário – “Los colores de la montana” (As cores da montanha) por Carlos César Arbeláez – Melhor Filme de Estréia – “Shadows” (Sombras) por Javier Barbera – Melhor Curta Metragem – “La vida de los peces” (A vida dos peixes) – Matias Bize ganhou o título de Melhor Diretor e Carlos Cesar Arbelaez o de Melhor Roteiro – “Kidnapped” (Sequestrado) por Kevin Lozano – Melhor Filme Estudantil, feito por alunos do Ensino Médio. Prêmio de Escolha do Público: – “La hora cero” (A hora zero) por Diego Velasco – Melhor Longa Metragem
– “Esperame” (Espera-me) por Daniel Galo – Melhor Curta Metragem
A equipe da BDCi TV agradece os co-fundadores do LALIFF Edward James Olmos e Marlene Dermer, e a assessora de imprensa Conny Quintanilla pela oportunidade de cobrir esse grandioso evento e por todo o apoio demonstrado.
Por: Ana Paula Silvani Foto: LALIFF 28 de Julho de 2011
11:45 a.m. PDT