LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) – Durante toda a história dos Estados Unidos, dezenas de pessoas negras marcaram seu legado. Dentre os mais famosos, estão Michelle e Barack Obama, Martin Luther King, Maya Angelou, James Baldwin, Angela Davis e Muhammad Ali. Entretanto, outras centenas de afro-americanos destruíram paradigmas e ajudaram na conquista de direitos.
Conheça alguns nomes, não tão famosos, mas que tiveram, e tem, enorme importância para a luta negra nos Estados Unidos.
Shirley Chisholm (1924 – 2005)
Foi a primeira mulher negra a ser eleita no Congresso. De 1969 a 1983 ela representou o 12º Distrito de Nova York e, em 1972, ela foi a primeira mulher negra a concorrer à eleição presidencial no Partido Democrata. Seu slogan era: “Unbought and Unbossed”.
Bayard Rustin (1912 – 1987)
Ele foi uma das mentes mais brilhantes de sua época e ajudou a organizar a Marcha sobre Washington de 1963 nas sombras. Tinha laços com o comunismo e lutou pela conquista de mais empregos e de melhores salários.
Claudette Colvin (1939 – )
Antes de Parks ser reconhecido por se recusar a levantar de seu assento no ônibus, Colvin, na ópoca com 15 anos, teve essa atitude. Desafiando o motorista, ela foi a primeira pessoa a ser presa por essa resistência.
Jesse Owens (1913 – 1980)
Foi um atleta olímpico que estabeleceu o recorde de maior salto em distância nos Jogos Olímpicos de 1936. Além dessa medalha, Owens ganhou outras três medalhas de ouro nesse ano. Em 1976, recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade e foi postumamente premiado com a Medalha de Ouro do Congresso em 1990.
Bessie Coleman (1892 -1926)
Foi a primeira piloto negra licenciada no mundo e pioneira na aviação, reconhecimento que teve só após sua morte. Coleman abriu caminho para uma nova geração de aviadores mais diversa.
Robert Sengstacke Abbott (1870 – 1940)
Com a sua criatividade e publicação nos jornais que só aumentavam a circulação, Abbott foi responsável por difundir a visão afro-americana. Ela e seu jornal incentivaram afro-americanos a migrar do Sul em busca de melhores condições econômicas.
Ethel Waters (1896 – 1977)
Ela iniciou sua fama como cantora de blues, em 1920. Waters fez história no mundo do entretenimento por ser a primeira mulher negra da história dos Estados Unidos a ter seu próprio programa de televisão, em 1939. Ela também foi indicada para seu primeiro Emmy em 1962.
Gordon Parks (1912-2006)
Foi o primeiro nome afro-americano na equipe da revista LIFE. Mais tarde, também foi o primeiro diretor de um grande filme de sucesso.
Ruby Bridges (1954 – )
Ela tinha apenas seis anos quando se tornou a primeira estudante afro-americana a frequentar a William Frantz Elementary, na Louisiana. Seu ato causou uma revolução que levou à integração das escolas no Sul. Atualmente, ela é presidente da Ruby Bridges Foundation para promover “os valores de tolerância, respeito e valorização de todas as diferenças”.
Esse é apenas um compilado de nomes que foram importantes para a história negra nos Estados Unidos. Que além destes, outros sejam relembrados para que suas conquistas continuem se expandindo para uma sociedade mais igualitária e diversa.