LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Proposta pedindo o “despovoamento e desencarceramento” em prisões em Los Angeles, que libertaria alguns presos encarcerados está despertando preocupações de segurança ao público.
De acordo com a proposta, o Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles seria instruído a “libertar indivíduos cometidos e/ou condenados às prisões do Condado por contravenções e/ou crimes que possam ser liberados com segurança de volta à comunidade”.
Uma versão anterior da proposta dizia que ela se aplicaria a criminosos com fiança inferior a US$ 50.000.
A proposta também pedia ao gabinete do governador Gavin Newsom para “acelerar a libertação de indivíduos sob custódia em nome do estado, inclusive concedendo ao xerife autoridade delegada para calcular créditos e liberar indivíduos diretamente da custódia local… e estabelecer acordos alternativos de custódia financiados e gerenciados pelo estado para indivíduos que estão sob custódia com base na decisão do estado de revogar sua liberdade condicional”.
Alguns críticos dizem acreditar em uma reforma responsável e essa “moção apressada” não permite a participação das partes interessadas e quer que o item da agenda seja apresentado.
Eles também disseram que a proposta poderia permitir a libertação de suspeitos acusados de porte ilegal de arma e presos por acusações como violência doméstica, posse de pornografia infantil, roubo residencial, roubo ou agressão com arma de fogo.
Os organizadores da JusticeLA Coalition realizaram uma manifestação perto da sede do Conselho de Supervisores do condado de LA , dizendo que três prisioneiros do condado de LA morreram em um período de nove dias no mês passado. Eles querem que esta prisão em particular seja fechada o mais tardar até 2025.
“Este programa de captura e liberação vem sem nenhum plano ou infraestrutura para proteger a comunidade de criminosos violentos detidos pela polícia”, disse ele. “Este programa não beneficia ninguém, exceto criminosos de carreira. Precisamos garantir que os criminosos mais perigosos não saiam, que os réus primários não voltem e que aqueles com doenças mentais graves recebam cuidados e ajuda adequados. Isso não faz nada disso.”
Siddall disse também, que a proposta tornaria o condado de Los Angeles “muito menos seguro”.
Na semana passada, ativistas renovaram os esforços para fechar a Men’s Central Jail no centro de Los Angeles , chamando-a de “insegura, lotada e desmoronando”.