LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Um lago que secou há 80 anos parece estar prestes a reaparecer devido às fortes chuvas, que se acumularam durante a estação chuvosa de inverno da Califórnia sobrecarregando os rios do estado.
O lago Tulare já foi o maior lago de água doce do oeste dos Estados Unidos, alimentando principalmente pelo derretimento da neve da cordilheira de Sierra Nevada. Mas como a área foi desenvolvida para a agricultura e os rios foram desviados para irrigação, o lago encolheu e, em meados do século 20, tornou-se terra agrícola.
Chamando a temporada de “o inverno que simplesmente não quer acabar”, o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) em Reno, disse que este ano é a segunda temporada com maior quantidade de nevasca em 77 anos. A região vem sofrendo com uma seca de décadas, mas tanta chuva e neve caíram neste inverno que o solo antes ressecado, agora está saturado.
California’s Ghostly Tulare Lake Will Likely Reappear After All This Year’s Rain. A home movie from 1942 captured the return of Tulare Lake when it was revived by heavy runoff from the Sierra. pic.twitter.com/q0FL1Fdm4W
— news shark (@RedStateWatch) March 22, 2023
No Vale Central da Califórnia, as autoridades emitiram ordens de evacuação para moradores de comunidades no condado de Tulare, onde o lago que secou na época da Segunda Guerra Mundial estava prestes a reaparecer.
Espera-se uma temporada recorde de escoamento do Kings River, e por causa disso, as autoridades do Distrito de Sacramento anunciaram planos para iniciar uma rara evacuação nas proximidades do antigo leito do Lago Tulare.
O NWS emitiu alertas de inundação ontem para partes de São Francisco e áreas ao sul de lá, e pediu às pessoas que tenham muito cuidado ao viajar. Os níveis de água são extremamente altos nos rios, riachos e córregos da área. Chuvas fortes abaixo de 4.000 pés podem causar inundações ou piorar as inundações em curso até a noite de quarta-feira.