LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) – Nesta sexta-feira (4) o Condado de Los Angeles deixou de exigir o uso de máscaras em ambientes fechados para pessoas vacinadas e não-vacinadas. A medida alinha o Condado com as outras regiões da Califórnia, que deixaram de exigir a obrigatoriedade das máscaras.
A novidade foi possível devido a um novo informe do CDC, que colocou o Condado de Los Angeles como de baixo risco de transmissão de Covid-19, de acordo com a diretora de saúde do condado de Los Angeles, Barbara Ferrer.
De acordo com a publicação do site KTLA, “o condado de L.A. ainda exigirá máscaras – independentemente do status de vacinação – para todos no transporte público, em abrigos de emergência, ambientes de saúde, instalações de detenção correcional, abrigos para sem-teto e instalações de cuidados de longo prazo. Entretanto, as máscaras ainda serão exigidas em ambientes fechados nas escolas até 11 de março, quando o condado e o estado planejam abandonar a exigência.”
Na nova medida, Ferrer anunciou que grandes eventos ao ar livre, a obrigatoriedade não existirá mais. Segundo ela, o Condado irá adotar uma estratégia de “recomendar fortemente” o uso, e não exigir. A verificação de vacinação nesses casos ainda será obrigatória.
O condado de L.A. nas últimas semanas viu os números de casos diminuírem de forma constante depois que o último surto de inverno fez com que os números de infecções disparassem para recordes.
Ainda assim, muitos no condado permanecem não vacinados e a região ainda enfrenta disparidades nas taxas de casos relacionadas a raça e níveis de pobreza.
Embora se espere que o condado afrouxe em breve seus requisitos, Ferrer pediu aos moradores que continuem voluntariamente se mascarando.
“As máscaras são uma das coisas mais fáceis que podemos fazer para prevenir a transmissão do COVID-19 e fornecer forte proteção para a pessoa que usa, bem como para as pessoas ao seu redor”, disse ela.