LOS ANGELES, CA (BDCi News) — O congestionamento continua a ser uma grande preocupação entre os empregadores na Bay Area, e alguns temem que os problemas de deslocamento possam acabar com o apelo mundial do Vale do Silício.
As empresas, por sua vez, estão bolando novas estratégias para conseguir que seus funcionários trabalhem.
O Bay Area Council diz que os problemas de deslocamento afetam o clima de negócios e não há sinal de alívio.
“O engarrafamento de tráfego não é amigo dos negócios ou da nossa economia. Reduz a produtividade. Aumenta os custos. Reduz a nossa qualidade de vida. E certamente é um fator para empresas e trabalhadores decidirem vir para cá, ficar aqui ou crescer aqui”, diz Rufus Jeffris, porta-voz do Bay Area Council, que representa Apple, Google, Facebook, Oracle e uma série de outras empresas.
A situação está piorando?
“É difícil imaginar que o tráfego da Bay Area possa piorar”, disse ele. “O trânsito da região está sempre entre os piores do país. Os tempos médios de deslocamento, as milhas percorridas em congestionamentos e o tempo gasto no trânsito estão todos em níveis recordes.”
Um estudo da empresa global de recursos humanos Robert Half, publicado no ano passado, mostrou que um em cada três funcionários que trabalham em San Francisco largou o emprego durante a vida por causa de longos deslocamentos pela área da baía.
Uma solução de tendência são as caronas corporativas gerenciadas, que permitem que colegas de trabalho compartilhem carros, economizem custos e até mesmo sejam pagos por seus empregadores.
“A carona compartilhada é a solução mais barata e fácil que produzirá o maior aumento de capacidade em nossas estradas e rodovias – não envolve a construção de novas rodovias caras ou sistemas de transporte de massa”, disse Jeaffris.
A Scoop Technologies, que ajuda as empresas a estabelecer caronas corporativas gerenciadas, tem uma lista crescente de clientes na Bay Area.
“Muitas empresas estão preocupadas com o impacto do deslocamento diário em sua força de trabalho”, disse Annie Dreshfield, chefe de comunicações da Scoop. “Fazemos parceria com eles para capacitá-los a oferecer uma solução de carona impactante para seus funcionários, ajudando-os a serem mais felizes, menos estressados e mais produtivos.”
A lista de clientes da Scoop na Bay Area inclui o LinkedIn com sede em Sunnyvale, a Symantec baseada em Mountain View, a Cisco em San Jose e o Stanford Research Park em Palo Alto.
“Um deles envolve uma tecnologia de carpooling inovadora, mas nascente, que acreditamos ser uma grande promessa. Teremos mais informações sobre isso nos próximos meses”, disse Jeffris. “Também estamos trabalhando em uma solução massiva de transporte regional, mas ainda faltam alguns meses para termos qualquer anúncio oficial.”
Outra solução de deslocamento, que existe há anos, são os ônibus corporativos.
A Ericsson, também sediada em Santa Clara, subsidiou as transferências com a Lyft da estação Caltrain mais próxima, mas esse plano terminará este mês.