SAN JOSE, CA (BDCi News) — Vale do Silício tem futuro incerto. Por mais que o ambiente tecnológico tenha como dois de seus pilares as grandes oportunidades e novidades quase que diárias, é fato que este mercado tem regredido ao menos nos últimos dois anos.
Alguns foram os fatores que influenciaram essa regressão, entre eles a pandemia de COVID 19, a realização de processos por máquinas e o défict de profissionais qualificados no mercado.
Na Califórnia o colapso no sistema de saúde, após o início da pandemia de COVID 19, evidenciou grandes fragilidades até mesmo em países desenvolvidos.
Com a ausência de demanda e consequente diminuição dos postos de trabalho físicos nas empresas de tecnologia, demissões em massa se tornaram a melhor opção para os empregadores.
A partir da necessidade de releitura do cenário nas empresas de tecnologia, que atingiram o ápice de seu desenvolvimento entre 2010 e 2020, algumas mudanças de direcionamento foram necessárias para este mercado.
No vale do silício foi identificada a ausência de profissionais qualificados para serviços específicos, sendo necessário criar alternativas que viabilizassem o pleno funcionamento das empresas tech, sem que fosse necessário o excesso de profissionais para determinada função.
A global laser and semiconductor maker, Coherent Corp., is cutting more than 100 jobs in the East Bay. https://t.co/HDQatutqVX
— Silicon Valley Business Journal (@svbizjournal) March 19, 2023
Com a demanda pela capacitação profissional em níveis pouco vistos no mercado, alguns processos passaram a ser automatizados, a fim de solucionar essa deficiência. Aprendizado de máquina e inteligência artificial ganharam grande relevância neste âmbito.
Apesar de solucionarem os problemas de demanda por mão de obra, tais movimentos de automatização tendem a gerar desemprego estrutural na maior parte dos casos, sobretudo na área tecnológica.
Compreender a busca por novas soluções parte da premissa de que algo não está funcionando tão bem como deveria, ou melhor, como já esteve.
Dessa forma, entender as mudanças e tendências mercadológicas tende a criar profissionais cada vez mais dedicados e atentos, uma vez que não há mais espaço para profissionais que se acomodam em seus cargos ou não buscam a evolução.