FBI alerta sobre o perigo das estações de carregamento
LOS ANGELES, CA (BDCi News) — O FBI alertou recentemente os consumidores contra o uso de estações de carregamento públicas gratuitas, dizendo que bandidos conseguiram sequestrar estações públicas que podem infectar dispositivos com malware ou software que dão aos hackers acesso ao seu telefone, tablet ou computador.
“Evite usar estações de recarga gratuitas em aeroportos, hotéis ou shopping centers”, disse um tweet do escritório de campo do FBI em Denver. Os malfeitores descobriram maneiras de usar USB públicos para introduzir malware e software de monitoramento nos dispositivos. Leve seu próprio carregador e cabo USB e use uma tomada elétrica.”
Avoid using free charging stations in airports, hotels or shopping centers. Bad actors have figured out ways to use public USB ports to introduce malware and monitoring software onto devices. Carry your own charger and USB cord and use an electrical outlet instead. pic.twitter.com/9T62SYen9T
— FBI Denver (@FBIDenver) April 6, 2023
O FBI oferece orientação semelhante em seu site para evitar carregadores públicos.
O boletim não apontou nenhum caso recente de dano ao consumidor causado pelo juice jacking. O escritório de campo do FBI em Denver disse que a mensagem era um aviso e que não havia nenhum caso específico que a motivasse. Apesar disso, ele pede atençao e cuidado ao uso das estações de carregamento público.
A Comissão Federal de Comunicações também alertou sobre o “juice jacking”, como é conhecido o esquema de carregamento de malware, desde 2021 .
Dispositivos de consumo com cabos USB comprometidos podem ser sequestrados por meio de software que pode desviar nomes de usuário e senhas, alertou a FCC na época. A comissão disse aos consumidores para evitar essas estações públicas.
A agência de aplicação da lei diz que os consumidores devem evitar o uso de carregadores públicos em shoppings e aeroportos e usar seus próprios cabos USB e plugues de carregamento.