LOS ANGELES, CA (BDCINEWS) — Um grande vazamento de óleo que atingiu a costa do Sul da Califórnia no último fim de semana, pode deixar as praias da região fechadas por meses. A ruptura de um oleoduto de plataforma de petróleo já matou peixes e pássaros, além de ter deixado algas encharcadas de óleo.
A cidade litorânea de Huntington Beach, cerca de 60km ao sul de Los Angeles, foi a mais atingida pelo derramamento. De acordo com a prefeita da cidade, Kim Carr, mais de 125 mil galões de óleo foram derramados de um oleoduto a cerca de 4 milhas da costa, e que o vazamento afetou cerca de 6 milhas da costa.
O derramamento foi causado por um rompimento na plataforma de petróleo Elly e se estendeu do píer de Huntington Beach até Newport Beach, um trecho da costa que é muito popular entre surfistas e banhistas.
A prefeita ainda informou que a plataforma de petróleo era operada pela Beta Offshore, uma subsidiária da Amplify Energy Corporation com sede em Houston, no Texas.
O CEO da Amplify Energy, Martyn Willsher, disse em um comunicado nesta segunda-feira (4) que o oleoduto foi fechado e que o óleo restante foi sugado. Ele disse que os mergulhadores ainda estão tentando determinar onde e por que o derramamento ocorreu.