Motivação empresarial é uma das minhas especialidades, e o que sempre enfatizo para os contratantes de minhas palestras é que as empresas, por serem feitas de pessoas, dependem diretamente dos pensamentos e emoções de seus colaboradores.
Assim, o crescimento e o sucesso de um empreendimento passam, primeiro, pelo aperfeiçoamento das qualidades internas dos seus funcionários.
Conhecimentos técnicos são necessários, porém, o que move uma organização é o entusiasmo e o bem-estar dos seus colaboradores.
O sucesso de qualquer empresa depende primeiramente do sucesso de cada um de seus funcionários.
É fundamental compreender que para alguém viver bem profissionalmente, precisa desenvolver padrões de pensamentos positivos, estar bem consigo mesmo (autoestima e autoconfiança elevadas), viver em equilíbrio familiar, saber fazer e conservar amizades, cuidar da própria saúde – tanto física quanto emocional – e cultivar a religiosidade, que trará forças para a pessoa acreditar sempre no melhor.
Na verdade, motivar empresas e pessoas é tão somente aplicar-lhes um toque de despertar, porque a motivação é algo que vem de dentro para fora, é um sentimento que leva a pessoa a pensar, decidir e agir. Cada um é motivado por aquilo que tem valor para si mesmo.
Nas organizações, cada colaborador tem o seu papel e precisa saber valorizar o seu trabalho, a sua função. Antes que alguém reconheça o seu valor, é preciso estar consciente de que faz parte de um grupo que trabalha com os mesmos objetivos, em busca dos mesmos resultados. A autoconfiança de cada membro de uma equipe garante o sucesso de qualquer empreendimento.
No nosso país, já são muitas as empresas que estão conscientes da importância de um estímulo ao crescimento pessoal e profissional do seu público interno. São aquelas corporações que valorizam o seu potencial humano, sabem aproveitar oportunidades, estão mais preparadas para um mercado tão competitivo e que, certamente, apresentam resultados altamente compensadores.
Que os empresários, cada dia mais, possam tomar consciência desse fato e investir no desenvolvimento pessoal, onde as emoções de cada colaborador serão trabalhadas de forma que mudanças positivas de comportamento possam ser efetuadas, melhorando não só a performance profissional de cada um, mas também a sua postura dentro da família e da sociedade.
Guarde bem: produtividade tem tudo a ver com bem-estar e qualidade de vida! Funcionário feliz = Empresa lucrativa e feliz!
P.S.: Um convite → Junte-se a mim, inscrevendo-se em minha lista de contatos, para receber, em seu e-mail, semanalmente, dicas, vídeos e reflexões inspiradoras para você se conhecer melhor, fortalecer sua autoestima, e, assim, mudar sua vida, rumo à felicidade e ao sucesso → Inscreva-se aqui: www.elianabarbosa.com.br/recebernewsletter