segundo dos sete itens da denúncia do mensalão e condenou três diretores do Banco Rural por gestão fraudulenta de instituição financeira.
Os ministros entenderam que houve fraude e simulação em empréstimos concedidos pelo Banco Rural a réus do mensalão. Segundo a Procuradoria Geral da República, o banco abasteceu o mensalão com R$ 32 milhões.
Maioria do STF vota por condenar Samarane e absolver Ayanna no mensalão ‘Haja coração’, diz Marco Aurélio sobre voto fatiado no mensalão Ministro usa relação com Dirceu para condenar dirigentes de banco
Joaquim Barbosa diz sofrer ataques ‘velados e covardes’
Foram considerados culpados a dona do banco Kátia Rabello, o vice-presidente Vinicius Samarane, e o ex-vice-presidente José Roberto Salgado. A pena prevista para o crime de gestão fraudulenta é de 3 a 12 anos de prisão, mas como o julgamento é fatiado, a pena só será definida ao final. Os ministros ainda inocentaram, por falta de provas, a ex-vice-presidente Ayanna Tenório.
Kátia Rabello e Salgado foram condenados por unanimidade. Os ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello votaram pela absolvição de Samarane. O relator, Joaquim Barbosa, foi o único a votar pela condenação de Ayanna.
Fonte Folha de Sao Paulo
Foto: Google Imagem
6 de setembro de 2012