LOS ANGELES, CA (BDCi) – A próxima Copa América em 2016, ano de seu centenário, será realizada nos Estados Unidos e para esse histórico evento várias cidades do país já se mobilizaram para serem sedes de jogos. Los Angeles, San Francisco e San Diego são as candidatas da Califórnia.Outros estados também apresentaram propostas. As cidades vencedoras serão conhecidas em maio deste ano. Prevê-se que entre oito e 10 estádios serão selecionados. A capacidade mínima de 50 mil lugares é necessária para os locais do torneio.
Expectativa pela Copa América
“Estamos ansiosos para dar o primeiro passo na organização deste evento histórico que irá unir as Américas e o mundo em 2016″, disse o presidente da CONCACAF Jeffrey Webb. “As oportunidades únicas que temos com a Copa Centenária da América, ladeada pelas Copas Ouro 2015 e 2017 vai ajudar a definir o cenário para monstrar como a nossa região está pronta para sediar outra Copa do Mundo FIFA em 2026.”
“O nível de interesse por parte das cidades em todo o país tem sido fenomenal”, disse Sunil Gulati, presidente da liga de futebol dos Estados Unidos.
“Este evento histórico é a melhor maneira de honrar nossos fundadores de futebol”, disse o presidente da CONMEBOL, Juan Angel Napout.
Participantes da Copa América
A Centenária Copa América 2016 contará com seis equipes da Confederação do Norte, América Central e Associação Caribenha de Futebol (CONCACAF) e todos os 10 times da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL): Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Da CONCACAF, Estados Unidos e México como anfitriões estão automaticamente qualificados, enquanto que Costa Rica ( vencedora da Copa Centroamericana de 2014) e Jamaica (campeã da Copa do Caribe de 2014) qualificaram-se por estas conquistas. As últimas duas equipes serão definidas através de um playoff que será realizado entre as quatro primeiras colocados da Copa de Ouro da CONCACAF 2015 e que não estejam entre as classificadas para a Centenária Copa América.