Alegro-me, cada dia mais, ao perceber o quanto as pessoas têm buscado crescer emocional, material e espiritualmente. Isto é uma evidência de que estão acordando para a vida e para a responsabilidade de suas próprias escolhas.
Entretanto, ainda há quem tenha muito medo das críticas, e esse é um sentimento imobilizador. Você sabe lidar com as críticas? Vamos refletir…
- Será que você não está escondendo seus talentos e habilidades – muitas naturais e outras adquiridas a custo de muito trabalho ou estudo -, por causa desse temor?
- O medo da crítica paralisa as ações. Se você tem medo de ser criticado, acaba não realizando nada inovador e criativo, porque sabe que pessoas arrojadas geralmente são censuradas em suas ideias.
- Observe como anda sua autoestima e sua autoconfiança. Como você vai querer ser admirado se você só se critica? Como vão acreditar em você se você só acredita nos outros?
- Para enfrentar esse medo da crítica, em primeiro lugar, combata seu orgulho. Não há nada demais em ouvir pessoas que pensam diferente de você, o importante é saber distinguir a crítica invejosa da crítica construtiva.
- Se você só recebe elogios, corre o risco de se acomodar, o que é muito perigoso.
- A crítica, na verdade, deve servir como um impulso para que você cresça e realize melhor seu trabalho. Cada crítica que você recebe deve ser encarada como um desafio para o seu sucesso.
- Dessa forma, para que a crítica dos outros não atrapalhe seu desempenho, começa já a fortalecer sua autoestima. Dê sempre o melhor de si, abra-se para novas aprendizagens e procure ver seus adversários ou inimigos – se os tiver – como pessoas capazes de abrir seus olhos para possíveis erros e motivá-lo a realizações cada vez mais importantes.